Casamento perfeito da natureza, quando uma espécie ajuda a outra, colaborando no sabor ou atraindo os predadores naturais para algumas espécies.
Alecrim: planta companheira da couve, feijão, cenoura e sálvia. Afasta mariposas, besouros do feijão, traças do repolho e moscas da cenoura.
Alho: plante-o perto de rosas para repelir os afídios ou pulgões.
Camomila: intensifica o sabor das couves, repolhos e cebolas.
Cebolinha: aumenta o crescimento e o sabor das cenouras.
Cerefólio ou cerefolho (anthriscus cerefolium): excelente companheiro dos rabanetes, contribuindo para o seu crescimento e sabor.
Endro (anethum graveolens): também conhecido por aneto, aumenta o crescimento e a saúde das couves e repolho. Não o plante perto de cenouras.
Erva-cidreira: polvilhe por todo o jardim numa mistura de ervas em pó.
Funcho: também conhecido por anis-doce, erva-doce, a maioria das plantas desgostam da sua companhia, por isso, plante-o longe de outras plantas.
Hortelã-pimenta: repele as traças do repolho branco.
Louro: uma folha seca de louro em cada recipiente de grãos ou leguminosas secas, afastará gorgulhos e traças. Polvilhe outras plantas com louro desfeito em pó, e obterá um inseticida natural.
Manjericão: ideal não só para fazerem parelha na cozinha, mas também no jardim. O manjericão plantado junto dos tomates ajuda no seu crescimento, realça o seu sabor, e repele moscas e mosquitos. Não plante tomates perto de arruda.
Menta: afasta traças de repolho branco, e melhora a saúde do repolho e tomate.
Salsa: plante e polvilhe sobre os tomates e espargos.
Salva: planta companheira do alecrim, repolho e cenoura, pois, repele as traças do repolho, besouros, e moscas da cenoura. Não plante perto de pepinos.
Estragão: plante, não há muitas pragas que gostem de estragão.
Tomilho: afasta os vermes do repolho.
Valeriana: bom em qualquer lugar no jardim, se for espalhado em pó.
Artemísia: mantém os animais fora do jardim quando plantada como um delimitador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário